Uruguay

A Doutrina da Trindade Orientando o Desenvolvimento Espiritual de Jovens em uma Sociedade Secularizada

Author
Arthur Vinicius Gottlieb Lupion D.Min.
Abstract
Esta dissertação propõe-se a criar e avaliar um programa curto de ensino da doutrina da Trindade, na busca de uma orientação ao desenvolvimento espiritual de um jovem cristão em uma sociedade secularizada. Com o intuito de compreender os aspectos contextuais, será avaliada a cultura do jovem atual e os impactos da alta conexão, de mudanças constantes e da fragmentação da verdade, que conduzem cada vez mais a uma vida de independência dos outros. Na busca para que a mais bela e perfeita comunidade não fique de lado, mas seja uma balizadora para reorientar o jovem pós-moderno.

Pretende-se apresentar os principais pontos a serem trabalhados no ensino da teologia da Trindade para estes jovens e como as relações intratrinitarianas podem orientar a sua vida em comunidade, já que a Trindade é uma comunidade que de eternidade a eternidade vive em perfeita unidade. Também foram trabalhados argumentos para capacitar o jovem a distinguir as falsas concepções da pós-modernidade que estão incutidas no nosso tempo, mas que são opostas à pessoa de Deus.

Em seguida, uma análise sobre metodologias contemporâneas para a educação teológica e aspectos da secularização atual. Posteriormente, foram avaliadas questões-chaves na orientação do desenvolvimento espiritual pela doutrina da Trindade, como a vida em comunidade e o desenvolvimento sexual.

A pesquisa foi aplicada no Uruguai, país mais secularizado do ocidente, por meio da missão TeachBeyond em parceria com igrejas locais do país, e a verificação da validade das variantes foi realizada por meio da metodologia de grupos focais.
Subscribe to Uruguay